Índice deste artigo:

mitos e verdades sobre o caféA planta de café é originária da Etiópia – África, onde ainda hoje faz parte da vegetação natural. A Arábia foi responsável pela propagação da cultura do café.

As duas espécies mais cultivadas do mundo são: Arábica, de gosto suave, aromático, redondo e achocolatado; e a Robusta, de sabor adstringente, amargo, porém, mais resistente às pragas e aos fatores climáticos.

A composição do café é bastante complexa, contém elementos energéticos, alguns sais minerais, vitaminas e alcalóides como a cafeína, porém, durante o processo de torrefação vários desses nutrientes são perdidos e em compensação a cafeína se concentra aumentando suas propriedades estimulantes. Pessoas que consomem muito café devem procurar reduzir a cafeína de outras fontes – por exemplo, limitar o consumo de chocolate e refrigerantes do tipo cola e chá preto . Mesmo que a ingestão moderada de cafeína seja inofensiva, a abstinência súbita pode causar dores de cabeça, irritação e outros sintomas isolados como a constipação.

 

Publicidade