Índice deste artigo:

ceia de natal para o coraçãoO ano de 2009 já está terminando e, com a aproximação das festas de fim de ano, vem a preocupação de como se alimentar corretamente, sem abusos e prejuízos para a saúde. Nesta época, alimentos calóricos fazem parte das ceias de Natal e Ano-Novo, além de bebidas alcoólicas, doces e guloseimas. Porém, para se prevenir dos excessos e ter uma ceia saudável e ideal para o coração, é necessário seguirmos algumas receitas simples, que podem fazer toda a diferença no aumento das taxas de lípides sanguíneos, conhecidos como colesterol e triglicérides.

De acordo com o cardiologista e supervisor do Pronto-Socorro do HCor – Hospital do Coração –, Dr. César Jardim, há um aumento de 10% nos atendimentos, nos últimos anos, por conta dos abusos alimentares e da ingestão de bebidas alcoólicas nas festas de fim de ano. "Podemos constatar um aumento de 10% nos atendimentos do pronto-socorro do HCor devido aos exageros alimentares nas comemorações de dezembro e janeiro. Recebemos muitos casos de hipertensão por conta de alimentos salgados e com alto teor calórico. O abuso de bebidas também é um agravante, já que faz parte das intoxicações alcoólicas e alimentares. Tais excessos trazem diversos problemas para a saúde daqueles que seguem uma dieta clínica e nutricional no tratamento de doenças", explica.

Para que os momentos agradáveis, compartilhados entre amigos e familiares, não se tornem um tormento nas comemorações, o indicado é ter uma alimentação saudável, leve e nutritiva. Nesse caso, substituir alimentos calóricos por produtos ricos em fibras, vitaminas e sais minerais auxiliam na digestão e no controle de doenças como diabetes, hipertensão, colesterol, entre outras.

Para o cardiologista e nutrólogo do HCor, Dr. Daniel Magnoni, uma ceia saudável deve seguir algumas regras para que ela não se torne prejudicial à saúde. "O consumo excessivo de carne de porco, a ausência de fibras, o abuso de doces, carboidratos e ingestão desmedida de álcool são fatores capazes de inverter as expectativas de uma refeição saudável", esclarece.

Confira abaixo algumas dicas para as ceias de fim de ano. Saiba como se preparar para as comemorações e evitar os abusos alimentares:

 

Publicidade