Índice deste artigo:

Quais são os principais obstáculos nessa inclusão: o preconceito? O comportamento tanto da pessoa como dos companheiros de trabalho? A falta de acessibilidade?

Creio que um pouco de cada coisa, mas o problema central é o da Educação. Falta, em geral, conhecimento sobre as capacidades das pessoas com deficiência, o que muitas vezes leva ao preconceito e à exclusão dessas em diversos âmbitos da sociedade. Muitas vezes até os pais e cuidadores de pessoas com deficiência, por considerarem que essas pessoas não são capazes, realizam quase todas as atividades por elas, deixando-as cada vez mais dependentes. Falta atendimento especializado de qualidade. Faltam pessoas preparadas adequadamente. Falta acessibilidade, não apenas permitindo a participação das pessoas com deficiência, mas também permitindo o uso de produtos, serviços e informação por parte dessas pessoas. É preciso eliminar obstáculos existentes ao acesso; falta desenvolver tecnologia facilitadora para todos. Uma mudança geral em todos os âmbitos da sociedade se faz necessária, inclusive uma mudança geral de postura de muitas pessoas.

 

A educação é outro ponto interessante no que diz respeito à inclusão de pessoas com deficiência. Você acredita que escolas de Ensino Fundamental, Médio e Superior estão hoje preparadas para lidar com pessoas com deficiência, oferecendo qualidade de ensino compatível às suas necessidades?

Não. As pessoas, em geral, não recebem formação específica para trabalhar com pessoas com deficiência em seus cursos de graduação, o que dificulta seu papel no ensino desse público em especial. Adicionalmente, o currículo utilizado para a maioria das pessoas com desenvolvimento típico não é adequado para pessoas com deficiência. Um plano individualizado poderia ser construído considerando as habilidades e dificuldades de cada pessoa para que seu desenvolvimento fosse potencializado. A formação da pessoa com deficiência precisa ser vista como um processo contínuo, que deve ocorrer ao longo da vida, com o objetivo de ensinar e programar a manutenção de diversas habilidades referentes aos vários domínios do desenvolvimento humano e as habilidades envolvidas na realização de tarefas de trabalho. De outra maneira, essa pessoa poderá acumular diversos problemas ao longo da vida, e continuarão sendo comuns desajustes, os abandonos, as demissões dos indivíduos deficientes e os descontentamentos das partes envolvidas.

Publicidade