Índice deste artigo:

Existem vários tipos de Autismo, entretanto cada síndrome com sua nomenclatura específica:

- Autismo Clássico (Classic autism)

- Síndrome de Asperger (Asperger syndrome)

- Autismo Atípico (Atypical autism)

- Autismo de Alto Nível Funcional (High-functioning autism)

- Perturbação Semântica-Pragmática (Semantic pragmatic disorder)

- Perturbação do Espectro do Autismo (Autistic spectrum disorder (ASD)

- Síndrome de Asperger, transtorno de Asperger ou desordem de Asperger (código CIE-9-MC: 299.8), é uma síndrome do espectro autista, diferenciando-se do autismo clássico por não comportar nenhum atraso ou retardo global no desenvolvimento cognitivo ou da linguagem do indivíduo, porém pode estar associado à TDAH, Síndrome de Tourette, e mais raramente, a Epilepsia e Síndrome do X Frágil. Crianças autistas na faixa de Q.I. próximo ao normal ou mais alto, frequentemente se beneficiam de psicoterapia e educação especial.

 Conforme - ASA (Autism Society of American), a maioria dos sintomas está presente nos primeiros anos de vida da criança, variando em intensidade de mais severo a mais brando.

1. Dificuldade de relacionamento com outras crianças

2. Riso inapropriado

3. Pouco ou nenhum contato visual

4. Não quer ser tocado

5. Isolamento; modos arredios

6. Gira objetos

7. Cheira ou lambe os brinquedos, Inapropriada fixação em objetos

8. Perceptível hiperatividade ou extrema inatividade

9. Ausência de resposta aos métodos normais de ensino

10. Aparente insensibilidade à dor

11. Acessos de raiva - demonstra extrema aflição sem razão aparente

12. Procedimento com poses bizarras (fixar objeto ficando de cócoras; colocar-se de pé numa perna só; impedir a passagem por uma porta, somente liberando-a após tocar de uma determina maneira os alisares)

13. Ecolalia (repete palavras ou frases em lugar da linguagem normal)

14. Insistência em repetição, resistência à mudança de rotina

15. Age como se estivesse surdo

16. Dificuldade de comunicação em expressar necessidades - usa gesticular e apontar no lugar de palavras

17. Não tem real noção do perigo

18. Irregular habilidade motora - pode não querer chutar uma bola, mas pode arrumar

Publicidade