Índice deste artigo:

Para prevenir a doença, o tipo de câncer mais comum entre as mulheres e que representa 22% dos novos casos a cada ano, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), é indicado que a mulher faça mamografias anualmente após os 40 anos. Vale salientar que o câncer de mama, se detectado no início, tem índices de cura maiores que 95%, com cirurgias preservadoras das mamas e muitas vezes sem necessitar de quimioterapia.

Já as mulheres que estão no grupo de alto risco, mas sem a mutação genética no BRCA 1 comprovada, podem fazer uso de terapias bloqueadoras de hormônio feminino por cinco anos, com redução de 50% em média no risco de desenvolver a doença.

"Vale a pena ressaltar que a cirurgia preventiva nunca deve ser indicada, a decisão deve partir sempre da mulher", diz o mastologista Antonio Frasson.

 

 

Antonio Frasson é professor da Faculdade de Medicina da PUCRS. Coordenador do Centro de Mama do Hospital São Lucas da PUC. Mastologista no Hospital Albert Einstein

Guilherme Novita Garcia é mestre em Ginecologia pela FMUSP. Realizou especialização em Câncer de Mama no Instituto Europeu de Oncologia em Milão, Itália. Médico mastologista do Setor de Mastologia da Disciplina de Ginecologia do HCFMUSP, tratando mulheres com câncer de mama pela rede pública de saúde e atuando como professor dos alunos da FMUSP e dos residentes do HCFMUSP para os temas relacionados à Mastologia. Atua como coordenador do Serviço de Mastologia do Hospital Municipal do Campo Limpo, sendo responsável pelo atendimento em Mastologia para pacientes da rede pública de saúde e pela formação na área de Mastologia para os residentes de Ginecologia e Obstetrícia desta instituição. Atua como mastologista no Hospital Pérola Biyngton, em São Paulo, realizando atendimento como médico na área de Mastologia para pacientes da rede pública de saúde. Membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), atuando como assessor especial da presidência. É editor do livro: Doenças da Mama - Guia Prático Baseado em Evidências, publicado em março de 2011 pela editora Atheneu.

Publicidade