Índice deste artigo:

 

Como agir com uma criança hiperativa?

De fato, todas as intervenções destinadas às crianças hiperativas devem ser apropriadas, já que elas não respondem bem às intervenções normais de pais e/ou professores. Como são crianças mais difíceis, os adultos devem buscar formas mais satisfatórias para conseguirem obter uma qualidade positiva de relacionamento. Não existe receita pronta, mas tudo e de tudo deve ser tentado. Algumas estratégias vão funcionar com alguns hiperativos e com outros não. Costumo dizer que, com essas crianças, não podemos ir “em linha reta”, devemos, sim, “comer pelas beiradas”, ou seja, devemos ser objetivos e firmes, porém com certo jeito e flexibilidade. Só assim conseguiremos alguma coisa.

Os pais que possuem altas expectativas em relação aos filhos ou que são exigentes e rígidos demais sofrem muito e tornam a relação familiar um verdadeiro caos.

É importante que os pais saibam discriminar incompetência de desobediência, pois muitas vezes essas crianças são incompetentes em muitas habilidades.

Por exemplo, os pais acreditam que os filhos com TDAH são teimosos e por isso não obedecem, que se mexem muito porque querem chamar a atenção, que não fazem a lição porque são preguiçosos e indolentes.

Porém, quem sabe das inabilidades dessas crianças sabe que esses comportamentos refletem as dificuldades e não são propositais.

Quais os problemas que a hiperatividade traz para o desenvolvimento escolar da criança?

Os problemas causados pelo TDAH podem ser de ordem comportamental e social, exclusivamente, como a criança que não para sentada e atrapalha os outros alunos, mas também podem causar dificuldades específicas em sua capacidade de aprender. Ela pode apresentar dificuldades para copiar textos, não terminar tarefas e executar problemas aritméticos pela falta de atenção e pela impulsividade.

Em outros casos, a criança pode ficar defasada em termos de conteúdo pedagógico.

Publicidade