Índice deste artigo:
Quais os sintomas?
A pessoa não consegue prestar atenção a detalhes ou comete erros por descuido nos trabalhos da escola ou nas tarefas.
Tem dificuldade de manter a atenção em tarefas ou atividades de lazer.
Parece não estar ouvindo quando se fala diretamente com ela.
Não segue instruções até o fim e não termina deveres de escola, tarefas ou obrigações.
Tem dificuldade para organizar tarefas e atividades.
Evita, não gosta ou se envolve contra a vontade em tarefas que exigem esforço mental prolongado.
Perde coisas necessárias para atividades (por ex.: brinquedos, deveres da escola, lápis ou livros).
Distrai-se com estímulos externos.
É esquecida em atividades do dia-a-dia.
Mexe com as mãos ou os pés ou se remexe na cadeira.
Sai do lugar na sala de aula ou em outras situações em que se espera que fique sentada.
Corre de um lado para outro ou sobe demais nas coisas em situações em que isso é inapropriado.
Tem dificuldade em brincar ou envolver-se em atividades de lazer de forma calma.
Não para ou frequentemente está a “mil por hora”.
Fala em excesso.
Responde às perguntas de forma precipitada antes delas terem sido terminadas.
Tem dificuldade de esperar sua vez.
Interrompe os outros ou se intromete (por ex.: mete-se nas conversas/jogos).