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Fazem leitura labial

A leitura labial (ler a posição dos lábios) não é uma habilidade natural do surdo. Ela precisa ser ensinada, como se ensina a leitura, a escrita, etc. Poucas pessoas surdas fazem uma boa leitura labial, especialmente porque a pessoa ouvinte, ao se comunicar com um surdo, esquece-se da deficiência, vira-se para os lados, usa bigode, e isso atrapalha a visualização da boca falante. Isso produz alguns problemas na comunicação. Uma minoria não consegue fazer nenhuma dessas leituras e só se comunica através de sinais aprendidos no decorrer de sua história de vida familiar e social, ou mesmo através da Língua Brasileira de Sinais. Assim, não é verdadeiro afirmar que a leitura labial seja uma capacidade inata.

 

Têm um excelente poder de atenção e concentração e não se dispersam

Atenção e concentração também não são habilidades inerentes à condição de surdez. Na realidade, os índices de atenção e concentração da pessoa surda apresentam-se no mesmo padrão encontrado em pessoas ouvintes. Os ouvintes se equivocam nessa questão ao acreditar que uma pessoa surda pode muitas vezes trabalhar em ambientes ruidosos sem se dispersar da atividade que está desenvolvendo. Não se pode, entretanto, esquecer que a experiência tem revelado que outros estímulos, não sonoros, também podem provocar a dispersão da atenção da pessoa surda, como, por exemplo, os estímulos visuais.

 

São infantis

A linguagem da pessoa surda desenvolve-se a partir do que ela percebe através dos sentidos não comprometidos. O fato de não ouvir resultará numa maneira diferente de ver e de se relacionar com o mundo. Os elementos abstratos que compõem nossa língua e que dependem da audição para serem percebidos dificilmente serão comprometidos pelo surdo. Os elementos concretos serão facilmente assimilados. Explicar o que é cadeira para o surdo é mais fácil, por exemplo, do que explicar o que é vergonha. Ironias, piadas de ouvintes, muitas vezes não têm significado algum para o surdo. Enquanto nos comunicamos, estamos recebendo inúmeras informações através da audição. O surdo não consegue aprender tão rapidamente as informações porque:

 

  • Não escuta;
  • A língua de sinais não possui todos os significados da língua oral;
  • A expressão escrita do surdo geralmente segue as regras da língua de sinais e não da língua portuguesa.

 

O jeito infantil a que o ouvinte se refere está fundamentado, muitas vezes, pela avaliação que se faz do surdo, como se os três itens acima não existissem. A falta de elementos linguísticos, acessíveis somente ao mundo dos ouvintes, resulta em uma compreensão e consequentemente em uma expressão, que, para o ouvinte, se assemelha a uma expressão infantil. Na realidade, somente apresentam um jeito diferente de se manifestar e se comunicar.

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