Índice deste artigo:

Parar de fumar realmente engorda?

Sim, a literatura nacional e internacional afirma que, quando o tabagista pára de fumar, ele pode engordar em média de 3 a 8 kg, podendo chegar, em alguns casos, até a 10% a mais que o peso inicial. Inicia-se exatamente após o abandono até a completa abstinência do cigarro, normalizando após 6 meses.

Os fumantes com maior risco de ganho são os mais jovens, mulheres, gestantes, já obesos, com maior dependência do tabaco, com menor atividade física, e os já com possíveis fatores genéticos para obesidade.

As causas deste ganho estão relacionadas aos efeitos inicias da abstinência: ansiedade, irritação, insônia, alteração do apetite (aumento), além dos fatores:

 

- Relacionados com a retirada da nicotina: mais rápido esvaziamento gástrico, melhor a absorção intestinal pela passagem mais lenta dos alimentos pelo cólon, diminuição do metabolismo basal (energia necessária para manutenção da vida), pois a nicotina eleva em 3 a 6% este valor, maior facilidade de acumular gordura, alteração de neurotransmissores, pois a nicotina ativa o Sistema Nervoso Central a liberar norepinefrina, dopamina e outros neurotransmissores, causando uma sensação de prazer, que cessa com a retirada do cigarro e o fumante procura este prazer no alimento.

- Relacionado com as mudanças comportamentais: melhora do paladar e proporciona maior prazer de comer. Substituição do cigarro pelo alimento, o alimento vira um prêmio por parar de fumar. Ocigarro é um marcador para cessar a refeição, todos estes fatores levam o ex-fumante a aumentar o consumo alimentar. O alimento passa a ser a recompensa, principalmente pela abstinência do cigarro, isto está ligado a receptores do sistema nervoso central.

 

 

Dra. Sílvia Justina Papini Berto - CRN 2935 - é Nutricionista Doutora em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é professor assistente doutor do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Publicidade