Índice deste artigo:

DSTO que é cancro duro (sífilis)?

Cancro duro é a lesão inicial da sífilis causada pelo Treponema pallidum. É a primeira manifestação da sífilis. Caracteriza-se pela presença de uma úlcera pequena, indolor, endurecida, geralmente única que aparece 1-3 semanas após o contágio e que mesmo sem tratamento irá desaparecer espontaneamente em 6-7 semanas. Apesar da úlcera desaparecer, a infecção continua em evolução. Geralmente é acompanhada de íngua na região inguinal.

 

Quais são as causas?

A sífilis é uma doença infecto-contagiosa causada pelo Treponem pallidum que se manifesta entre 10 a 90 dias (média de 21 dias) após o contágio.


Quais os sintomas?

Os sintomas irão depender da fase em que a infecção se encontrar. Dividimos o quadro clínico em sífilis primária (ou cancro duro), secundária, latente e terciária. Na sífilis primária teremos a úlcera com as características já descritas acima.

A sífilis secundária aparece 6 semanas a 6 meses após o contágio (geralmente 1-2 meses após o cancro duro) e dura de 1-3 meses. Se manifesta com lesões avermelhadas, planas ou ulceradas em todo o corpo, principalmente em tronco e membros. A presença destas lesões nas palmas das mãos e planta dos pés é bastante sugestivo de sífilis secundária.

Na sífilis latente temos ausência de sinais e sintomas, mas os exames sorológicos são positivos. Nesta fase pode haver uma recidiva das lesões de pele da sífilis secundária.

As manifestações da sífilis terciária são mais tardias, geralmente 3-12 anos após a infecção primária. Atualmente são raras e atingem principalmente a pele (grandes lesões em relevo ou úlceras), aparelho cardiovascular (causando aneurisma aórtico), sistema nervoso central e as articulações.

Publicidade