Índice deste artigo:

NarcolepsiaO que é a narcolepsia?

Narcolepsia é um distúrbio crônico do sono, que tem como principal sintoma a presença de sonolência excessiva durante todo o dia, principalmente em situações monótonas. Não se trata de uma sonolência comum, pois mesmo após ter dormido por muitas horas, a pessoa tem um sono intenso.

A pessoa com narcolepsia tem ataques repentinos e incontroláveis de sono, que a fazem dormir em quaisquer circunstâncias, tais como durante o trabalho, dirigindo, assistindo aulas, cozinhando ou se alimentando. Isso pode causar acidentes pessoais, de trânsito, de trabalho, a ela ou a outras pessoas.

Durante o sono noturno, muitas vezes, a pessoa tem o sono interrompido, acordando e voltando a adormecer.

 

Quais são as causas? Como se desenvolve?

A narcolepsia ocorre na ausência de uma substância estimulante no cérebro denominada Orexina, responsável por nos mantermos acordados. Na pessoa com narcolepsia há diminuição ou falta dessa substância, provocando sonolência excessiva.

Os pesquisadores tem identificado o início dos sintomas principalmente na adolescência e início da fase adulta, mas podem surgir em qualquer etapa da vida.

Embora iniciando-se na faixa entre 10 e 20 anos de idade geralmente a pessoa demora muito para ter o diagnóstico correto, em virtude do desconhecimento da doença pelos profissionais de saúde e pela população.

Publicidade