Índice deste artigo:
Gagueira é um distúrbio de comunicação complexo caracterizado por inúmeras disfluências que impedem o fluxo contínuo da fala. Manifesta-se, inicialmente, através de repetições de palavras e sons ou, menos frequentemente, por repetições tensas, prolongamentos ou bloqueios.
Quais as causas?
As causas da gagueira ainda não são bem conhecidas. Acredita-se que fatores orgânicos (hereditariedade), desenvolvimentais (fala e linguagem) e ambientais (pressão comunicativa) influenciam sua origem.
A gagueira não é uma desordem única, algumas formas persistem até a vida adulta, outras desaparecem até a fase da puberdade, algumas parecem ser idiopáticas, outras parecem ser geneticamente determinadas, algumas estão associadas a problemas de fala e linguagem, e outras parecem ser um fenômeno motor isolado.
Quais os sintomas?
Os sintomas principais são as disfluências do tipo repetições, prolongamentos e bloqueios. Os secundários são resultantes das inúmeras tentativas para escapar ou evitar as rupturas da fala, tais como piscar de olhos, protrusão de língua, pressão labial, movimentos de cabeça e ou das extremidades, entre outros. Sentimentos e atitudes também podem ser componentes importantes da gagueira que refletem reações emocionais dos gagos frente às experiências negativas de comunicação. Sentimentos são reações emocionais imediatas tais como medo, vergonha e embaraço durante a fonação. As atitudes são cristalizadas mais lentamente através da repetição das experiências negativas associadas à gagueira.
- Ant
- Próx >>