Índice deste artigo:
A dispareunia é o termo médico utilizado para descrever intercurso doloroso, ou seja, a presença de dor durante a relação sexual. A disfunção pode ocorrer principalmente pela falta de lubrificação vaginal, muitas vezes, resultado de ausência de carícias ou preliminares, podendo ocorrer tanto no homem como na mulher.
As dificuldades sexuais compreendem um grupo heterogêneo de queixas que incluem, por exemplo, incapacidade de relaxar, ausência de carinho após a relação sexual, medo de intimidade e dificuldade de comunicação entre os parceiros. As dificuldades sexuais são fatores que não necessariamente implicam em falha no desempenho, mas refletem uma insatisfação sexual e pode levar a algum tipo de disfunção.
Quais as causas?
As causas podem ser tanto orgânicas quanto psicológicas. No primeiro caso, deve-se afastar possíveis causas orgânicas, como por exemplo, infecções vaginais, doenças sexualmente transmissíveis, infecções urinárias. Nos homens, é possível destacar a fimose, doenças de pele, herpes genital, doenças do testículo e da próstata. Se todas as suspeitas orgânicas foram descartadas, devemos então pensar em alguma outra causa, seja ela emocional ou mesmo da própria relação do casal.
Casais com queixa de dispareunia muitas vezes “vão direto ao assunto”, deixando de lado a importância das preliminares como um pré-aquecimento para o sexo. Muitas mulheres também têm dispareunia, pois não estão tão dispostas ao sexo, mas não conseguem dizer não ao parceiro. É importante lembrar que nossas regras internas estão sempre nos cobrando um melhor desempenho, o que muitas vezes obriga a mulher a fazer sexo sem ter vontade. Outras, ainda, estão tão preocupadas com o desempenho ou em agradar o parceiro que não conseguem relaxar, dificultando a relação sexual.
- Ant
- Próx >>