Índice deste artigo:

Doenças desmielinizantesO que são doenças desmielinizantes?

Doenças desmielinizantes fazem parte de um espectro de doença neurológica inflamatória que acomete a mielina, substância que envolve algumas fibras nervosas do sistema nervoso central, responsável pela agilidade e precisão da condução do estímulo elétrico na comunicação entre as células nervosas. Portanto, qualquer processo inflamatório que altere a bainha da mielina é considerado desmielinizante, sendo a Esclerose Múltipla uma das doenças mais comumente encontrada neste grupo.

 

O que é esclerose múltipla?

A esclerose múltipla é uma doença neurológica inflamatória crônica que acomete mais frequentemente adultos jovens entre os 20 e os 40 anos. A incidência é maior no sexo feminino, numa proporção de 2 para 1, e em indivíduos de cor branca.

 

Quais são suas origens?

Sua origem ainda não é conhecida e especula-se que fatores precipitantes, como a exposição de um indivíduo geneticamente predisposto a um agente ambiental encontrado em uma determinada localização geográfica ou a um certo tipo de vírus ou bactéria, do qual decorre infecção, possam estar envolvidos. O fato de um irmão entre gêmeos idênticos não desenvolver a mesma doença corrobora a ideia de que somente a predisposição genética não seja suficiente para a manifestação da doença.

 

Quais são os sintomas?

Os sintomas consistem nos mais diversos graus de incapacidade neurológica, podendo variar entre sensação de dormência, formigamento ou fraqueza em um ou mais membros, desequilíbrio, vertigem, visão dupla, alteração dos hábitos intestinais, e também, inflamação no nervo óptico, denominada de neurite óptica (com quadro clínico de dor ocular acompanhada ou não de baixa da visão).

Publicidade