Índice deste artigo:

Doença de ChagasÉ uma doença infecciosa causada por um microorganismo – um protozoário denominado Trypanosoma cruzi. A doença foi descrita há quase cem anos (1909) pelo médico sanitarista e pesquisador Carlos Chagas. Essa doença tem uma fase aguda, de duração mais breve, e uma fase crônica que pode se estender por toda a vida da pessoa infectada.

 

Como se adquire? O ciclo da doença?

Essa doença se adquire, habitualmente, a partir da picada de um inseto vetor conhecido pelo nome de “chupança” ou “barbeiro”. Esse inseto, uma vez contaminado pelo parasito, permitirá que o mesmo se multiplique no seu intestino. O “barbeiro” tem hábitos noturnos e se alimenta de sangue humano, normalmente quando a pessoa está dormindo. Ao se alimentar, o inseto contaminado defeca. Nas fezes desse inseto, encontra-se o parasito Trypanosoma cruzi. A picada provoca prurido, porém, quando a pessoa se coça, ela mesma acaba inoculando o parasito no sangue circulante. A partir daí a doença começa a se instalar na pessoa. O ciclo se fecha se essa pessoa for picada por um outro “barbeiro” que ainda não esteja contaminado e que irá abrigar o parasita no intestino.

Além disso, em uma porcentagem menor de casos, a doença pode ser transmitida, através da transfusão de sangue ou do transplante de órgãos. Em menores ainda, a doença pode ocorrer através de transmissão congênita (mãe-filho).

 

doenca_chagas

Ilustração: Carol Juste

Publicidade