Índice deste artigo:

NeuroblastomaO que é neuroblastoma?

O neuroblastoma é o tumor sólido maligno, extra-craniano mais frequente entre as crianças. Nos Estados Unidos são diagnosticados cerca de 600 casos de neuroblastoma por ano. Este tumor origina-se de células embrionárias e pode ocorrer em vários locais como abdome, mediastino (parte do tórax), linfonodos (ínguas), para-vertebral (região perto da coluna). No abdome ele compromete principalmente as glândulas supra-renais.

 

O que são as glândulas supra-renais?

As supra-renais são pequenas glândulas (3 a 6 gramas), situadas acima de cada rim. Ela possui duas regiões muito importantes: o córtex, que produz hormônios esteróides, e a região medular, que produz adrenalina e noradrenalina. O neuroblastoma geralmente compromete a região medular da supra-renal.

 

Quais as causas do neuroblastoma?

Existem vários estudos publicados na literatura que tentam associar o neuroblastoma com a exposição do feto a certas substâncias (álcool, medicamentos, tintas de cabelo, hormônios) ou com a ocupação dos pais (trabalhos com eletricidade, inseticidas) ou por infecções por vírus. Entretanto, não há nada comprovado e a grande maioria das crianças com este tumor não tem relação com nenhuma causa sugerida por estes estudos.

 

Porque ele geralmente aparece em criança?

O neuroblastoma é um tumor de células embrionárias, primitivas. Ele geralmente se manifesta precocemente durante a infância.

Publicidade