Índice deste artigo:

Disfunção ErétilO que é a disfunção erétil?

É a incapacidade do homem de manter a ereção com grau de rigidez e tempo de duração o suficiente para manter uma relação sexual na sua plenitude, isto é, com satisfação própria e de sua parceira.

 

Como ela se caracteriza?

A disfunção erétil (DE) manifesta-se pela incapacidade do indivíduo de iniciar ou de completar o ato sexual. O motivo se deve a um grau de rigidez insuficiente para penetração. Por esse fato, a DE é classificada em três níveis: leve, moderado e grave. Outra característica da DE é quanto ao tempo de duração da ereção, isto é, a ereção pode ser de curta duração (fugaz), seguida ou não de ejaculação. A ereção fugaz não permite uma penetração para uma relação sexual satisfatória.

 

Por que e quando ela acontece?

A DE pode manifestar-se diante de vários eventos, desde situações de ordem emocional, tais como: stress, baixa auto-estima, ansiedade, desinteresse pela parceira, tristeza, etc., até por interferência de drogas e medicamentos combinados ao tabagismo.

A grande maioria das queixas de DE são secundárias de outras doenças, isto é, ela surge quando uma doença está presente no indivíduo. Neste caso a doença primária é a responsável diretamente pelas manifestações da DE. Por exemplo: diabetes mellitus, insuficiência renal, síndrome metabólica, aterosclerose sistêmica idiopática e hipertensão arterial.

Publicidade