Índice deste artigo:

 E.coliApós ter apontado que os pepinos importados da Espanha eram foco do surto, novas pesquisas vêm sendo realizadas na busca para identificar a fonte da bactéria E.coli, que já matou cerca de 20 pessoas e infectou mais de 2.200. Os resultados indicam que brotos de feijão cultivados no norte da Alemanha podem ser a origem do surto da Escherichia coli.

O Ministro da Agricultura da Alemanha, Gert Lindemann, afirmou durante entrevista coletiva que diferentes tipos de brotos de feijão originários de uma fazenda orgânica na região de Ülzen, entre as cidades de Hamburgo e Hannover, poderiam ter infectado pessoas em cinco estados diferente no país. Muitos dos restaurantes que sofreram com o surto de E.coli receberam brotos daquele local. Por esse motivo a fazenda foi fechada e todos os seus produtos, incluindo ervas frescas, frutas, flores e batatas, foram recolhidos. Pelo menos um dos funcionários da fazenda foi infectado com a bactéria E.coli. Lindemann disse que 18 diferentes tipos de brotos estavam sob suspeita, como de feijão, brócolis, ervilha, grão-de-bico, lentilhas e rabanete.

Autoridades alemãs alertaram a população quanto à proibição do consumo de brotos de feijão até uma nova notificação, pois ainda não há como descartar outras possíveis fontes para o surto. Permanece ainda o alerta anterior de que se evite comer verduras como tomates, pepinos e alface.

Publicidade