Índice deste artigo:
O que são estrias?
Estrias são cicatrizes dérmicas. Isto é, cicatrizes que se formam em uma das camadas da pele, decorrentes do estiramento exagerado da mesma e consequente ruptura das fibras elásticas e do colágeno.
Clinicamente elas se apresentam com aspecto linear e inicialmente são avermelhadas. Com o passar do tempo se tornam esbranquiçadas. Eventualmente essa transição da fase avermelhada para a branca não é observada.
Caracteristicamente surgem a partir da adolescência ou durante a gravidez. Não ocorrem em condições normais em pessoas acima de 45 anos nem são comuns em pré-adolescentes.
Quem tem mais propensão?
Sua maior prevalência ocorre na faixa etária dos 14 aos 20 anos (55-65% em mulheres e 15-20% em homens). São cerca de três a seis vezes mais freqüentes no sexo feminino do que no masculino.
Que partes do corpo são atingidas pelas estrias?
Na mulher, as localizações mais frequentes são nádegas, abdômen e mamas, enquanto nos homens predominam no dorso, região lombossacra e parte externa das coxas. Existe, no entanto, uma grande variação na distribuição, bem como no acometimento de outras regiões, como raiz dos membros superiores, axilas e tórax.
- Ant
- Próx >>