Índice deste artigo:

homem-segura-cachorro

Uma medida inovadora, adotada pelo Hospital Albert Einstein em 2013, chamou muito a atenção daqueles que sempre acreditaram no poder da relação entre homem e animal. Após três anos de testes e sob rígido protocolo, o hospital liberou neste ano a entrada de bichos de estimação para a visitação de pacientes, mesmo aqueles internados em unidades semi-intensivas.

"Essa iniciativa inovadora do Hospital Albert Einstein vai ao encontro da prática de humanização do cuidado, preconizada em diversas unidades hospitalares do país, e merece aplausos", opina a pesquisadora da área de Terapia Assistida por Animais, Carla Rodrigues.

Os indivíduos internados em hospitais, além de apresentarem condições de saúde alteradas, normalmente se encontram isolados socialmente e emocionalmente fragilizados pela separação dos seus familiares e amigos, isolamento e distância de casa. Essas alterações podem inclusive levar ao agravamento do quadro de saúde desses indivíduos. Por isso, a visita de animais de estimação aos seus tutores internados propicia um resgate do vínculo familiar.

"Ao tocar e abraçar o seu melhor amigo animal, o paciente libera substâncias na corrente sanguínea que reduzem a dor, trazem bem-estar, modulam a imunidade, acalmam e reduzem o estresse. Emocionalmente, o paciente se sente mais motivado a realizar o tratamento e reabilitação. Socialmente, o mesmo se sente mais seguro e motivado a interagir com outros pacientes", ressalta a pesquisadora.

Segundo estudo-piloto citado por Carla, ficou comprovado que não somente o paciente tem benefícios ao receber a visita de animais de terapia, mas também os profissionais de saúde. Resultados desse estudo indicam ainda que há uma redução máxima do nível de cortisol sanguíneo e salivar (hormônio do estresse) do paciente em 45 minutos após a sessão de Terapia Assistida por Animais (TAA), enquanto, no caso do profissional de saúde, essa redução ocorre em pelo menos 5 minutos após o fim da sessão.

Confira a entrevista completa com a pesquisadora e saiba como a relação homem-animal pode contribuir para uma melhor saúde e qualidade de vida.

Publicidade