Índice deste artigo:

insulina-agulha-diabetes

O diabetes é uma doença que atinge hoje milhões de brasileiros. Para controlá-lo, são muitas as pessoas que são obrigadas a aplicar a insulina diariamente. No entanto, mais do que reconhecer a importância do hormônio produzido pelo pâncreas, é relevante destacar a melhor forma de aplicá-lo, já que tal fator pode influenciar na sua absorção.

"Pode haver aumento ou diminuição na velocidade de absorção da insulina caso a técnica de preparo e/ou local de aplicação sejam inadequados. Quando isso ocorre, a absorção pode ser mais demorada, o que pode fazer com que a pessoa apresente aumento da quantidade de açúcar no sangue (hiperglicemia). No caso da absorção ser muito rápida, o indivíduo pode apresentar hipoglicemia, que é a diminuição de glicose no sangue abaixo de 70 mg/dl", explica a enfermeira Elaine Buchhorn.

De acordo com a especialista, as partes do corpo que são mais indicadas para receber as aplicações são o abdômen, evitando-se a área ao redor do umbigo em 3 a 4 cm em todas as direções; a parte anterior e lateral das coxas; e a parte posterior dos braços e nádegas, na mesma região onde as injeções nos músculos são aplicadas.

"A injeção de insulina é aplicada no tecido subcutâneo, pois a absorção é mais lenta do que a aplicação realizada no músculo ou na veia, com o objetivo de evitar a hipoglicemia", completa Elaine.

Tire outras dúvidas sobre a aplicação de insulina e saiba qual é a importância de administrar a dosagem certa.

Publicidade