Índice deste artigo:

homem-celular

Você é daquelas pessoas que se incomodam com o seu amigo que não sai do celular nos seus momentos de lazer? Esta tem sido uma ocorrência cada vez mais comum com o crescimento do uso de dispositivos móveis, que são facilitados pelos pontos de acesso à internet sem fios (Wi-Fi) e pela internet móvel 3G em bares e restaurantes.

Apesar de ser um comportamento cada vez mais comum, o uso excessivo de smartphones e tablets pode tornar-se um verdadeiro vício, segundo a psicóloga Luciana Ruffo. "Para que uma pessoa apresente um comportamento de vício, no entanto, é necessário que ela tenha alguma predisposição. Assim, não é o uso excessivo que faz com que ela se torne viciada, mas sim o componente do vício já existente em sua vida", explica.

De forma gradual ou repentina, o vício em tecnologias móveis pode apresentar algumas características comuns. São elas a dificuldade de desconectar na hora em que se deseja, o pensamento constante em coisas relativas ao mundo virtual quando não se está acessando a rede, a mentira sobre o uso e a irritação quando não se pode ou não se consegue conexão.

"Além disso, nas conversas pessoais, aparecem sempre assuntos relativos à internet e gírias usadas no meio virtual que a pessoa frequenta, assim como lesões físicas por conta do tempo excessivo em que se fica no computador e perda de relacionamentos, empregos e estudos por conta do uso abusivo de internet", destaca a psicóloga.

Publicidade