Índice deste artigo:

mulher-seria-soluco

Você alguma vez já se perguntou o que é o soluço e por que ele acontece? Apesar de ser comum e até mesmo cômico, principalmente pelo fato de não conseguirmos fazê-lo parar, esse fenômeno pode ter consequências mais preocupantes, ainda que com menos frequência.

"O soluço é o resultado da combinação de dois fenômenos: a contração involuntária do diafragma e dos músculos intercostais, seguida do fechamento repentino da glote, o que gera o seu ruído característico. Habitualmente, os soluços acontecem em crises, com frequência de 4 até 60 soluços por minuto", explica o médico gastroenterologista Roberto de Carvalho Filho.

De acordo com a sua duração, o soluço pode ser classificado em três categorias. A primeira delas é a crise de soluço, que se caracteriza por durar até dois dias. Já os soluços persistentes, pertencentes a uma segunda categoria, têm duração entre dois dias e um mês, enquanto os soluços intratáveis, em uma última categoria, duram mais que um mês.

Segundo o gastroenterologista, as crises de soluço típicas são de curta duração, duram menos de 48 horas e desaparecem espontaneamente, mesmo sem nenhum tratamento específico. Além disso, elas não causam danos à saúde do indivíduo, diferentemente dos soluços persistentes ou intratáveis, que podem ser causados por doenças mais graves e, portanto, devem ser submetidos a uma investigação mais profunda.

"Nesses casos, a persistência de soluços por longos períodos pode causar perda de apetite, distúrbios do sono, doença do refluxo gastroesofágico (inflamação da região entre o esôfago e o estômago) e até arritmias cardíacas", alerta Roberto.

Publicidade