Índice deste artigo:

Como melhorar a postura e diminuir as dores nas costas?

As dores nas costas estão entre algumas das principais reclamações de quem trabalha por muito tempo sentado ou exercendo outras atividades que exigem maior esforço físico. Porém, você sabia que uma reeducação postural pode prevenir e contribuir para que essas dores desapareçam?

De acordo com a fisioterapeuta do Centro Multidisciplinar da Dor do Rio de Janeiro (RJ) Patrícia Suassuna, os hábitos posturais inadequados são os principais causadores de dores nas costas a longo prazo. "Infelizmente durante a nossa infância, não nos é dada uma orientação sobre posturas corretas que devemos adotar no nosso dia a dia. Por esse motivo, é criada uma memória corporal inapropriada que favorecerá o surgimento de dores nas costas por conta de sobrecargas impostas em várias regiões do nosso corpo, como músculos, discos vertebrais e articulações. Assim, algumas doenças como a hérnia de disco podem ocorrer e processos de desgastes articulares que surgiriam com o decorrer da idade podem ser acelerados", explica.

Além da postura inadequada, existem também outros fatores de risco que podem causar as dores nas costas, como a qualidade do sono, problemas genéticos e emocionais. Confira a entrevista completa com a fisioterapeuta e veja algumas dicas de como melhorar a postura para evitar as dores.

 

De que forma a qualidade do colchão e do sono pode interferir nessas dores?

Uma boa noite de sono é indispensável para o funcionamento do nosso organismo. Com relação às dores nas costas, é durante o sono que os discos vertebrais (estruturas localizadas entre as vértebras que têm função de amortecedor e permitem a mobilidade da coluna) recuperam a água que é perdida devido aos movimentos do dia, restabelecendo sua altura e função adequada. Além disso, quando temos uma boa noite de sono e chegamos a uma fase de sono profundo, é liberado o hormônio do crescimento, que durante o período em que uma pessoa está em desenvolvimento tem essa função, mas quando passamos dessa fase ele atua como um reparador natural do organismo, restaurando microlesões que surgiram devido a sobrecargas do dia. Dessa forma, um colchão e um travesseiro apropriados ajudam muito para que tenhamos uma boa noite de sono.

Publicidade