Índice deste artigo:

depilacao-perna

O verão e as altas temperaturas estão chegando e, com elas, a preocupação de muitas mulheres com um problema bastante desagradável: o excesso de pelos, também chamado de hirsutismo. Ele é caracterizado pelo crescimento excessivo de pelos em regiões específicas como rosto, tórax, barriga, coxas, glúteos, entre outras.

De acordo com a endocrinologista Dra. Cláudia Chang, o hirsutismo pode acometer até 10% das pacientes antes da menopausa, sendo mais comum nas mulheres de ascendência mediterrânea e mais raro nas orientais.

Nas mulheres, os hormônios masculinos (testosterona, androstenediona, dentre outros) são formados principalmente nos ovários e nas adrenais (ou suprarrenais). Quando há determinadas disfunções nesses dois órgãos, pode haver crescimento exagerado de pelos mais grossos (que chamamos de pelos terminais). Vale frisar que o hirsutismo é diferente da hipertricose, que é quando há crescimento excessivo de pelos do tipo fino, que pode ser constitucional ou associada a outras doenças.

Publicidade