Índice deste artigo:

mulher-bebendo-agua

O verão começa oficialmente hoje e, para aproveitar o calor com tranquilidade, veja dicas de especialista para não se descuidar da pele.

De acordo com a dermatologista, é imprescindível usar protetor solar diariamente e ele deve ser aplicado 30 minutos antes da exposição solar, em todas as áreas expostas. Segundo ele, na praia ou na piscina, o protetor solar deve ser reaplicado a cada 2 horas de exposição e após imersão na água.

A rigor, de acordo com Carla Albuquerque, não existe bronzeado saudável, pois na verdade ele nada mais é que o resultado do esforço da pele em produzir mais melanina para se proteger da radiação ultravioleta, mas o tempo de exposição ao sol varia de acordo com o fototipo (cor de pele e reação da mesma ao sol) e com o fator de proteção solar do fotoprotetor utilizado. "Por exemplo, uma pessoa que demoraria 10 minutos para ficar vermelha, se estiver usando um fotoprotetor com FPS 15, levaria 150 minutos até isso acontecer. Vale lembrar que 'ficar vermelho' já é sinal de danos para a pele. O importante é deixar de se expor antes de isso acontecer", diz ela.

Publicidade