Índice deste artigo:

deformacoes-torax

Você já ouviu falar em pectus carinatum, pectus excavatum ("peito de sapateiro") ou pectus mixto? Esses são os nomes das deformações que o tórax pode sofrer. A primeira é quando o tórax está para fora, a segunda é quando está para dentro, causando a impressão de um buraco, e a terceira é quando o tórax vai tanto para fora quanto para dentro.

Segundo o cirurgião torácico Antonio Malucelli, essas deformações ocorrem devido a uma alteração genética e, na maioria das vezes, tornam as pessoas tímidas e introspectivas. "Geralmente elas evitam qualquer atividade que possa mostrar esse defeito torácico, ou seja, essas pessoas não vão à praia, piscina, não jogam futebol, evitam qualquer atividade que necessite tirar a camiseta, se isolam e só praticam atividades em ambiente fechado", explica ele.

O tratamento mais adequado é a correção cirúrgica. De acordo com o Malucelli, em alguns raros casos é possível usar um compressor do tórax durante alguns anos, 24 horas ao dia, mas geralmente esses aparelhos causam dores e lesões permanentes na pele.

Publicidade