Índice deste artigo:

maos-toalha-cuidados

As mulheres estão cada vez mais vaidosas, e uma parte do corpo que merece atenção, justamente pela grande exposição, são as mãos.

Segundo o dermatologista Dr. Carlos Gustavo Wambier, alguns cuidados são fundamentais para mantê-las sempre jovens e bonitas. O primeiro deles é o uso do protetor solar todos os dias, mesmo no inverno. O mais indicado é usar aqueles com filtro solar hidratante, com FPS 30, e o ideal é que seja passado pela manhã e após o almoço. Outra dica é evitar o contato prolongado com detergentes, sabonetes e solventes, que danificam a pele. Quando o contato for inevitável, o dermatologista aconselha passar um hidratante sem perfume logo após, para hidratar a pele.

A exposição ao frio ou calor exagerados também faz mal, pois agride a gordura que está abaixo da pele e os vasos sanguíneos delicados das mãos, e por isso deve ser evitada. "As mulheres também devem evitar ao máximo movimentos de torção com as mãos (torcer roupas, panos, abrir tampas de potes), pois esses movimentos fazem mal às articulações, causando artrose e articulações tortas e grossas", diz ele.

No caso de manchas, o Dr. Wambier aconselha as mulheres a ficarem longe das fórmulas caseiras que se dizem milagrosas, indicadas pela avó ou pela vizinha. Segundo ele, o ideal é procurar uma orientação qualificada com um dermatologista com título pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, pois há vários tratamentos para uso domiciliar e complementados com procedimentos médicos, que, quando indicados pelo dermatologista, podem ter ótimos resultados.

Publicidade