Índice deste artigo:

gravidez-cancer-mama

O sonho de ser mãe não chega a ser unânime entre as mulheres, mas certamente é bastante comum. No entanto, algumas doenças e limitações podem impor obstáculos a esses desejos, como é o caso do câncer de mama, uma doença relativamente rara quando ocorre no período da gravidez.

"É considerado câncer de mama na gestação aquele que ocorre não apenas antes da criança nascer, mas também na amamentação e no primeiro ano pós-parto. É estimado que ocorram de um a três casos para cada 10 mil gestações e a média de idade das grávidas com câncer de mama é de 35 a 38 anos", detalha o médico especialista em Mastologia, Eduardo Carvalho.

Durante a gestação, a mama de uma mulher sofre várias alterações para tornar a lactação possível, o que dificulta muito os exames de diagnóstico. Durante essa fase, a apalpação torna-se mais difícil e a mamografia tem a sua sensibilidade diminuída, atrasando diagnósticos e permitindo que os tumores cresçam e possam comprometer os linfonodos axilares.

"As mulheres com 40 anos ou mais e que desejam engravidar devem estar em dia com o seu rastreamento mamográfico e ter suas mamas examinadas pelo médico. Aquelas que têm menos de 40 anos precisam passar em consulta com um especialista, que discutirá se há ou não necessidade de exames complementares", explica Eduardo.

Tire outras dúvidas sobre câncer de mama e gravidez na entrevista completa com o médico.

Publicidade