Índice deste artigo:

dores-costas-tumor

As dores nas costas estão entre alguns dos sintomas mais frequentes em pessoas de diferentes faixas etárias e podem ser causadas por múltiplos fatores, entre eles má postura, esforço físico e traumatismos. O que pouca gente imagina e que, de certa forma, preocupa é que essas dores também podem significar a possibilidade de um tumor na região.

Apesar de ficar apenas em terceiro lugar na lista das maiores causas de dores na coluna, o tumor, quando ocorre, geralmente aparece em sua forma maligna, o que exige um tratamento imediato. Além disso, como os sintomas do problema são facilmente confundidos com os de outras doenças, ele exige um diagnóstico precoce.

"A dor local, formigamento e paralisia dos braços ou pernas podem levar o paciente a acreditar inicialmente em um quadro doloroso corriqueiro de problemas comuns da coluna, retardando o tratamento que deveria ser realizado para o diagnóstico do tumor", ressalta o chefe do grupo de coluna da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Alexandre Elias, que destaca ainda algumas características um pouco diferenciadas da dor, bem como um emagrecimento fora do comum, que também servem de alerta ao paciente.

Ainda de acordo com o especialista, as principais causas de tumores malignos na região da coluna são as metástases, que são originadas de tumores localizados em outras regiões do corpo, como pulmão, próstata e mamas, e que migram para as costas. Enquanto isso, os tumores benignos têm origem na própria região da coluna.

Publicidade