Índice deste artigo:

Dia Mundial da Enfermagem: saiba mais sobre essa área de atuação

Você já ouviu falar de Florence Nightingale? Conhecida como a "Dama da Lâmpada", a enfermeira inglesa é considerada a fundadora da Enfermagem Moderna e teve papel fundamental na Guerra da Crimeia (1854-1856). Na ocasião, Nightingale foi consagrada uma verdadeira heroína após ser uma das responsáveis por baixar drasticamente a mortalidade por meio de suas intervenções na saúde.

Como forma de homenagem às realizações da enfermeira, o dia 12 de maio, que marca o seu nascimento, passou a ser conhecido como o Dia Mundial da Enfermagem. Para saber mais sobre as rotinas da profissão e o campo de trabalho, confira a entrevista do Idmed com o enfermeiro Luís Otávio Ferreira, pós-graduado em Enfermagem do Trabalho pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp).

 

Qual é a atuação do enfermeiro em uma rotina hospitalar? O que compete a ele?

O profissional de enfermagem que possui o nível superior tem atuação hospitalar em vários âmbitos. Um olhar holístico do paciente que não se limita somente à fisiopatologia, mas também à parte psíquica, social e à qualidade de vida do paciente.

O enfermeiro tem algumas ações privativas, como a prescrição de enfermagem e de cuidados ao paciente, que é executada pelos Técnicos de Enfermagem e pelos Auxiliares, assim como em procedimentos mais complexos é o enfermeiro quem executa.

O enfermeiro e a equipe de enfermagem também são o elo que une as várias equipes de saúde, formando uma equipe interdisciplinar que visa à reabilitação e à inserção do paciente novamente no meio em que vive, longe do hospital.

Dentre as inúmeras atribuições, o enfermeiro é também o administrador do posto em que ele atua, fazendo o gerenciamento desde os materiais até o gerenciamento de conflitos.

Portanto, o profissional em sua formação é capacitado para desenvolver todas as ações de saúde, desde a patologia até a parte burocrática que o envolve.

Publicidade