Índice deste artigo:

Câncer de próstata no estágio inicial pode ter cura de até 90% dos pacientes

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é a segunda causa de morte por câncer em homens no Brasil e não apresenta sintomas nas suas fases iniciais, o que faz dele uma doença silenciosa e bastante perigosa. No entanto, se for diagnosticada precocemente por meio de alguns exames, a chance de cura para a doença é bem maior e pode chegar até 90%.

Para esclarecer algumas dúvidas sobre o câncer de próstata, seus fatores de risco e tratamentos disponíveis, convidamos o Dr. José Pontes Júnior, médico urologista do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, que dá informações importantes sobre essas questões e explica como até a alimentação pode interferir na doença.

 

Quais são os primeiros sintomas apresentados e que podem indicar câncer de próstata?

O câncer de próstata é o tumor mais frequente do sexo masculino, acometendo 1 em cada 8 homens e uma de suas características é não apresentar sintomas nas suas fases iniciais, ou seja, o tumor é silencioso no começo de seu crescimento.

Os sintomas no câncer de próstata surgem apenas quando o tumor se encontra em estágios mais avançados, quando os sintomas são causados pela compressão do canal da urina (uretra) pelo tumor. Neste caso o paciente pode notar jato urinário fraco e dificuldade para urinar. Os sintomas sistêmicos surgem quando o tumor se espalha pelo corpo, formando as denominadas metástases, que no caso do câncer de próstata são mais comuns nos ossos, logo o paciente com câncer de próstata em estágio avançado pode queixar-se de dores ósseas, emagrecimento, perda de apetite e dor lombar.

É importante salientar que diagnosticar o câncer no estágio inicial representa descobrir o tumor no momento em que a chance de cura é maior. O fato de o tumor ser assintomático nessa fase constitui a principal razão para a realização do exame anual de próstata, que dá a chance ao indivíduo de descobrir o tumor no início. O exame anual é indicado após os 45 anos de idade, sendo realizado através do exame de toque retal associado ao exame de sangue denominado PSA.

Publicidade