Índice deste artigo:

mulher-sorrindo-de branco

Hoje, 8 de março, é comemorado o Dia Internacional da Mulher, e o Idmed faz uma pergunta a você, mulher: como está a sua saúde cardiovascular?

Segundo a cardiologista e membro da SOBRAC (Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas) Dra. Cláudia Fragata, a saúde cardiovascular do homem e da mulher é diferente, porque as mulheres fisiologicamente possuem até a menopausa um maior nível de estrógeno circulante, que acaba funcionando como "protetor cardiovascular". As mulheres possuem uma frequência cardíaca em repouso maior que os homens e têm um intervalo QT (fase final do complexo do eletrocardiograma) maior também, com influência hormonal também neste aspecto. Porém, com o climatério e a chegada da menopausa, há a perda do "fator protetor hormonal" e os riscos cardiovasculares ficam semelhantes entre homens e mulheres.

Mas, segundo a cardiologista, a saúde cardiovascular da mulher, mesmo com as suas diferenças, vem se assemelhando à do homem. Isso se deve ao fato das mulheres estarem submetidas cada vez mais a um nível de estresse semelhante ao dos homens, elas estão fumando mais, ingerindo mais frequentemente bebidas alcoólicas e praticando menos atividade física. Fatores outros como uso prolongado de anticoncepcionais com alto teor hormonal também aumentam os riscos cardiovasculares femininos.

Publicidade