Índice deste artigo:

Períodos menstruais intensosO que pode causar um período menstrual mais intenso, com maior intensidade de sangramento e maior duração?

O sangramento menstrual mais intenso pode acorrer por diversos motivos. Primeiro é preciso ter certeza de que o fluxo aumentado não é uma característica própria da paciente – muitas mulheres possuem um fluxo fisiologicamente aumentado. Depois, precisa-se entender se o motivo do fluxo aumentado tem uma causa relacionada a uma disfunção hormonal (sangramento uterino anormal disfuncional) ou se há uma causa orgânica, ou seja, doenças uterinas como miomas, pólipos endometriais, pólipos cervicais e doenças do colo uterino.

Todas essas causas aumentam a "quantidade" de endométrio (tecido interno do útero que, no caso de não gravidez, descama todo mês) e com isso a menstruação torna-se mais volumosa. As causas hormonais são normalmente tratadas com anticoncepcional hormonal e a taxa de sucesso do tratamento costuma ser alta. Já as causas orgânicas têm tratamentos específicos e há a necessidade de avaliar a melhor terapêutica individualmente.

Publicidade