Índice deste artigo:

crianca-cama-compartilhada

Muitos pais de primeira viagem ou que já tiveram filhos pequenos certamente já usaram o artifício da cama compartilhada. Esse método, que consiste em levar a criança para dormir na cama do casal, costuma trazer mais segurança a todos, mas precisa ser visto com algumas ressalvas, segundo especialistas.

"Isso é algo que deve ser bem esclarecido, pois é muito perigoso para uma criança pequena estar no meio de dois adultos. Se o casal possui sono pesado, um ou outro pode querer virar-se e sufocar a criança com seu corpo. Quando os pais se sentem inseguros de deixar um bebê pequeno sozinho, a cama compartilhada pode ser a solução, mas com cuidados", explica a pedagoga e doutora em Educação Vanda Cristina Moro.

Em recém-nascidos, basicamente não há benefícios da cama compartilhada, já que não é possível para as crianças distinguir a diferença do lugar de dormir com tão pouca idade. No entanto, muitas vezes para os pais é diferente e cômodo, especialmente para as mães, que têm que amamentar e não precisam levantar-se quando a criança está na sua própria cama.

Publicidade