Índice deste artigo:

 mulher-ruiva-olhando

Dores na face, na cabeça, na orelha e nos músculos mastigatórios: você tem sentido alguns desses sintomas com maior frequência? Fique atento, pois a queixa pode significar que você esteja sofrendo com as Disfunções da Articulação Temporomandibular (DTM), um conjunto de distúrbios que envolvem não apenas o mecanismo de mastigação, mas também a articulação temporomandibular (ATM) e suas estruturas associadas.

Além dos sintomas relatados, ainda há outras manifestações otológicas comuns a pacientes que são diagnosticados com as DTMs, como zumbido, plenitude auricular e vertigem. Porém, é importante ressaltar que qualquer suspeita exige uma busca por um especialista, já que o problema quase sempre não é simples de ser diagnosticado.

"A tentativa de isolar uma causa nítida e universal da DTM não tem sido bem-sucedida. Estudos recentes feitos pela Sociedade Brasileira de Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial (SBDOF) concluem que a DTM tem origem multifatorial. Deve-se fazer uma anamnese completa para a identificação de fatores predisponentes, fatores iniciadores (que causam a instalação da DTM) e fatores perpetuantes (que interferem no controle da patologia)", analisa o cirurgião-dentista Marcelo Mazzetto.

Tire suas dúvidas sobre as disfunções da ATM na entrevista completa com o especialista.

 

O que causa essas disfunções?

Os mais relevantes são:

1. Trauma - macrotrauma (ex.: pancada na face ou no queixo, extrações de 3os. molares, tratamentos endodônticos demorados e outros normalmente relatados pelos pacientes) e microtrauma (ex.: hábitos parafuncionais, mastigação unilateral, perdas dentais, discrepâncias na relação da mandíbula com a maxila e outros que passam despercebidos pelos pacientes).

2. Fatores Psicossociais - estresse, ansiedade, depressão e outros.

3. Fatores Fisiopatológicos: a) Sistêmicos (doenças degenerativas, infecciosas, metabólicas, neoplásicas, neurológicas, vasculares e reumatológicas); b) Locais (alteração na viscosidade do líquido sinovial, aumento da pressão intra-articular e outros); c) Genéticos.

Publicidade