Índice deste artigo:

saúde bucal em portadores de HIVUma pesquisa da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP destacou a importância do tratamento dentário em portadores de HIV. Desenvolvido pela cirurgiã-dentista Luciana Molin França, o estudo mostra a necessidade de maior participação de dentistas na equipe multidisciplinar de atendimento a esses pacientes, além de avaliar o tratamento dentário como um importante instrumento para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas.

Nessa pesquisa de mestrado intitulada "Importância do tratamento odontológico e de fatores associados na qualidade de vida dos portadores de HIV/Aids", Luciana aplicou um questionário, o SF-36, normalmente utilizado em pesquisas clínicas na área médica, em 100 pacientes de Ribeirão Preto atendidos na Unidade Especial de Tratamento de Doenças Infecciosas (UETDI) e no Núcleo de Gestão Assistencial (NGA) da Unidade Básica de Saúde de Ribeirão Preto. "Os pacientes foram divididos em dois grupos. Um era composto de 50 pessoas que receberam tratamento dentário no NGA. O outro grupo, também com 50 pessoas, não recebeu o tratamento dentário. Estes eram atendidos na UETDI", explica.

Com o questionário aplicado, foi possível analisar os dados e constatar diferenças entre os dois grupos. Segundo Luciana, uma das conclusões é que o tratamento odontológico sozinho não foi capaz de influenciar na qualidade de vida dos pacientes. Mas foram detectadas algumas covariáveis associadas a ele que puderam também exercer influências positivas ou negativas na qualidade de vida dessas pessoas.

 

Publicidade