Índice deste artigo:

sorriso-de-mulher-aparecendo-dentes

 

O que são facetas laminadas?

Facetas laminadas são restaurações dentais indiretas, ou seja, feitas em laboratório. Elas podem ser confeccionadas em vários materiais resinosos ou cerâmicos, segundo a indicação clínica e o valor a ser investido. Hoje existem diversas opções classificadas por sua durabilidade e capacidade de mimetização das coroas dentais. Existem dois tipos de facetas laminadas. As convencionais, que demandam um pequeno desgaste na superfície do dente para serem confeccionadas, e as lâminas sem preparo, conhecidas como lentes de contato dentais, em que não é feito desgaste na superfície e as lâminas são cimentadas diretamente na superfície do esmalte.

Para que servem?

A principal indicação das facetas laminadas é a obtenção da harmonia estética e funcional do sorriso no caso de alterações de cor, forma ou função. Elas podem ser utilizadas tanto nas condições onde já existam destruições dentais ou restaurações que necessitem de uma correção, quanto em dentes hígidos, sem nenhuma restauração, para que o sorriso possa apresentar-se uniforme. Pode ser utilizada uma ou várias facetas, conforme a indicação do caso.

 

Quando elas são indicadas?
Nos casos em que a cor é o fator em questão, as facetas laminadas podem ser utilizadas em casos em que exista o escurecimento dental devido a tratamentos endodônticos (canal) ou em casos em que o clareamento dental não se mostrou eficiente e em manchamentos extensos. Nos casos de harmonia da forma dos dentes, fraturas extensas, restaurações antigas, má-formação de elementos dentais ou deficiência de posicionamento dental, as lâminas podem ser indicadas.

 

Publicidade