Índice deste artigo:

homem-dor-cabeca

Quais podem ser as principais causas de sintomas como coceira e dor retal?

A coceira ou prurido anal pode ter inúmeras causas e muitas vezes não se consegue detectá-la com exatidão. Porém, entre as mais frequentes causas de coceira, temos a fissura anal, a hemorroida, a fístula, que fica secretando pus e sangue, as doenças dermatológicas, como eczema, fungos, etc., a alergia à roupa ou a qualquer substância ingerida a que o paciente seja sensível, o papel higiênico, os sabonetes, etc. Há também a coceira psicogênica, muito difícil de diagnosticar e tratar, entre outras causas.

No caso da dor anal ou anorretal, que na maioria das vezes não está associada à coceira, ela também pode ser causada por diversas afecções. Entre elas, temos a hemorroida trombosada, fissura que pode inclusive aparecer em crianças e em adultos. Esse tipo de hemorroida é muito comum e causa uma dor muito intensa, levando a sofrimento, abscessos anorretais (coleção de pus localizada em qualquer local ao lado do ânus) e proctites (inflamações na mucosa retal) – sendo as mais frequentes a proctite actínica (de radioterapia) e a proctite da retocolite ulcerativa, que é uma doença inflamatória crônica do intestino. Tumores retais baixos, próximos ao canal anal, podem evoluir e atingir este e os esfíncteres, ocasionando dor anal intensa.

 

A hemorroida pode ser considerada a causa mais frequente desses sintomas?

Não. A hemorroida interna apresenta, pela ordem de frequência, sangramento, prolapso (ou protrusão) ao evacuar, que depois regride espontaneamente ou com auxílio da mão, secreção, e aí pode causar o prurido e anemia naquelas que sangram bem por longo período. No entanto, não é a que causa mais frequentemente esses sintomas.

Publicidade