Índice deste artigo:

homem-de-cama

A caxumba é uma doença que só quem já teve sabe o quanto é dolorosa. Causada por uma infecção viral que ataca uma glândula salivar no pescoço, denominada glândula parótida, ela é uma das principais responsáveis por um sintoma pouco comum, mas que pode acontecer com quem não está devidamente imunizado com a vacina tríplice viral: o inchaço das glândulas no pescoço.

Apesar de ser a doença mais conhecida que ataca as glândulas no pescoço, a caxumba nem sempre é responsável pelo sintoma. Além dela, existe outra infinidade de doenças, que podem ser até mesmo mais perigosas, como é o caso do linfoma, doença diagnosticada recentemente no ator global Reynaldo Gianecchini.

Conheça mais sobre as principais causas de glândulas e gânglios inchados no pescoço na entrevista com a médica endocrinologista Luciana Diniz Carneiro Spina.

 

Primeiramente, uma questão conceitual: qual é a diferença entre dizer gânglios inchados e glândulas inchadas? Glândulas e gânglios possuem conceitos diferentes?

Glândula é um aglomerado de células secretoras. Essas glândulas podem ser do tipo exócrina, como as salivares, ou endócrina, como a tiroide, ambas localizadas na região do pescoço. Os gânglios linfáticos são também conhecidos como linfonodos e são, na verdade, aglomerados de linfócitos, um tipo de glóbulo branco que são células de defesa do nosso sistema imunológico. Esses gânglios existem espalhados por todo nosso corpo, mas também são mais facilmente palpados na região do pescoço.

 

Quando alguma glândula incha na região do pescoço, alguns já relacionam com a caxumba. Como ela se caracteriza?

A caxumba é uma inflamação e inchaço de uma glândula salivar localizada no pescoço, a glândula parótida, e por isso é também chamada de parotidite. É uma infecção viral, mais comum de ocorrer na infância, e causa aumento exagerado do volume da região do pescoço e febre. Em alguns casos excepcionais, podem surgir complicações na evolução da caxumba, como a orquiepididimite (inchamento dos testículos), ooforite (inchamento dos ovários), pancreatite, meningite e encefalite. Frequentemente, como toda infecção viral, ela vai embora após algumas semanas, sem maiores complicações.

Publicidade