Índice deste artigo:

GasesO que são gases e o que os causa?

Normalmente produzimos gases no intestino, como fruto da digestão de alguns alimentos. A quantidade pode variar entre 1 e 3 litros por dia. Geralmente dióxido de carbono, oxigênio, nitrogênio, hidrogênio e às vezes gás metano. Indivíduos ansiosos também tendem a deglutir gases e a associação com outros distúrbios do trato digestivo leva à flatulência, percebida pelo paciente como "gases". Dessa forma, considera-se normal que um indivíduo possa diariamente eliminar gases ao longo do dia, entre 14 e 23 vezes por dia.

O sintoma de flatulência ou excesso de gases passa, entretanto, a incomodar quando há uma produção aumentada, principalmente quando há alguma alteração na concentração de bactérias no intestino. Algumas situações em que isso ocorre são após uso de medicações antibióticas ou anti-inflamatórias, nas inflamações do intestino, na síndrome do intestino irritável, doença celíaca, na doença diverticular, etc. Também é importante abolir os produtos diet, reduzir a ingestão de fibras e de alguns cereais, como a linhaça. No caso de excesso de gases, não devemos misturar grãos, assim, não recomendamos formulações do tipo "ração humana". Mascar chiclete também é um hábito bastante associado ao aumento de gases.

 

A alimentação pode influenciar no aparecimento de gases?

Alimentos que geralmente causam uma maior produção de gases são as verduras e leguminosas, principalmente, couve, couve-flor, brócolis, couve-de-bruxelas, repolho, feijão, cebola, nabo, soja, produtos diet, doces e massas.

 

Há alguma forma de evitá-los?

A produção de gases é um fenômeno fisiológico, normal do organismo. O excesso de gases está relacionado às causas já descritas acima. Dessa forma, quando mantemos uma dieta equilibrada, estamos prevenindo os gases. Evitar mascar chiclete, controlar a ansiedade, evitar produtos diet são maneiras de diminuir esse sintoma. Outra maneira de evitar esse desequilíbrio da flora intestinal é fazer uso de um lactobacilo com recomendação médica. Existem várias medicações disponíveis atualmente.

Publicidade