Índice deste artigo:

como evitar gasesMais conhecida como gases intestinais, a formação de flatos ou “puns” é o acúmulo de gases produzidos nos intestinos em decorrência da fermentação dos alimentos. E não adianta fazer cara de que isso não acontece com você, porque do bebê ao idoso, uns mais, outros menos, independente do estilo de vida e dos hábitos alimentares, todo mundo tem gases! Portanto, constrangimento de lado, vamos conhecer um pouquinho sobre o assunto.

Produzidos principalmente pela fermentação de certos alimentos, ingestão de bebidas gaseificadas ou muito quentes e pela saliva engolida, os gases provocam distensão e dores abdominais, que, além de desconforto, podem até levar o indivíduo a problemas de sociabilidade.

Colite, prisão de ventre e a má digestão são algumas das doenças do trato gastrointestinal que propiciam maior produção de gases; porém o sedentarismo e a ansiedade agravam ainda mais o quadro. O ser humano elimina cerca de 1,5 litro de gases diariamente, divididos em 10 a 20 flatos, que podem ser ruidosos ou não, uns inodoros e outros infelizmente não. E mais, o enxofre é o grande vilão da situação. Ocupando apenas 1% da composição de gases, ele é o responsável pelo cheiro ruim dos flatos.

Publicidade