Índice deste artigo:

homem-excesso-exercicio

Você é uma daquelas pessoas que se preocupam com a boa forma às vésperas do carnaval? Muitas vezes, na busca pelo corpo perfeito em um curto período de tempo, a maioria das pessoas acaba exagerando na dose de exercícios e os pratica de forma irresponsável, causando alguns dos sintomas do já famoso overtraining.

"O overtraining é um estado físico e psicológico que se caracteriza por um treinamento que ultrapassa os limites fisiológicos do corpo, expondo articulações, músculos e todo o sistema hormonal", explica o personal trainer Fabiano Malheiros.

Em uma cultura na qual há uma pressão pela busca de um corpo perfeito e esculpido, valores que são constantemente pregados pela mídia, muitas vezes o indivíduo torna-se obsessivo nos seus treinamentos e dietas, recorrendo até mesmo a cirurgias. Porém, quando essa obsessão passa dos limites, o treinamento passa a causar grandes prejuízos.

"Os exercícios físicos deixam de ser saudáveis quando o indivíduo desrespeita os seus próprios limites. Normalmente, o overtraining está relacionado a um mau planejamento das sessões de treino em termos de volume, cargas e tempo de recuperação", completa o personal.

Segundo Fabiano, a anorexia nervosa, a bulimia, os distúrbios de sono, as disfunções hormonais e até mesmo a redução do número de espermatozoides são algumas das principais alterações causadas pelo overtraining, além da depressão, que sempre se manifesta em indivíduos nesse estado.

Publicidade