Índice deste artigo:

argolas-treinamento-suspenso

O treinamento suspenso virou moda nas academias e, segundo o personal trainer Fabiano Malheiros, traz inúmeros benefícios. Este é um tipo de treinamento realizado com fitas, usando a sobrecarga corporal, isto é, o peso do corpo regula a intensidade do exercício. Ele surgiu das argolas olímpicas, modalidade da ginástica olímpica do medalhista de ouro brasileiro Arthur Zanetti, na qual o atleta fica suspenso apenas pelas argolas para executar sua sequência de movimentos. A partir disso, empresas americanas desenvolveram os primeiros protótipos, adaptados ao mundo fitness.

Segundo o personal trainer, ele é realizado fixando as fitas em algum lugar alto, ou ainda em uma porta, deixando duas pontas soltas, com manoplas e apoiadores de pés livres, que são usados para executar uma infinidade de movimentos. "Esse tipo de treinamento possibilita mais de 3 mil movimentos, trabalhando, dessa forma, todo o corpo", explica Fabiano.

Os benefícios do treinamento são vários. Ele trabalha a força de pegada das mãos, que exige maior estabilidade dos ombros. Ele também requer estabilidade do tronco, trabalhando, assim, músculos internos e estabilizadores, um grande diferencial de outras modalidades. "A grande vantagem é a portabilidade: os exercícios podem ser executados em qualquer lugar, casa, praia, campo, além da academia", diz Malheiros. Porém, a segurança é algo a que você deve se atentar. Como o acessório fica fixado em uma base, a escolha da fixação é fator de segurança para evitar acidentes. Portas fracas, ou de vidro, assim como locais pouco confiáveis devem ser evitados.

Publicidade