Índice deste artigo:

excesso-gordura-pele

Você, em alguma oportunidade, pode ter ouvido falar que a cirurgia bariátrica é hoje uma das formas mais eficazes de se perder peso, principalmente para quem sofre com a obesidade mórbida. No entanto, muitos ao mesmo tempo se perguntam o que deve ser feito após esse tipo de cirurgia, quando se emagrece muito e o resultado estético não é dos melhores.

Nesses casos, um dos procedimentos mais comuns é a abdominoplastia, um termo genérico que engloba uma série de técnicas com o objetivo final de aprimorar o contorno corporal, por meio de ressecções de pele e gordura do abdômen, associados ou não ao retensionamento muscular.

"A importância do procedimento é enorme. Após grande perda ponderal, que com frequência atinge 50% do peso corporal, a capacidade elástica da pele não consegue acompanhar a redução volumétrica em todo o corpo, criando sobras de pele nas mamas, nas costas, no abdômen, nas coxas, nos braços e na face. Neste caso, a cirurgia plástica tem papel fundamental na restauração de um contorno corporal mais adequado e harmonioso ao novo corpo", ressalta o médico cirurgião plástico Fábio Neves.

Além dos resultados estéticos, a abdominoplastia possui outros benefícios. Segundo o Dr. Fábio, a flacidez resultante da enorme perda de peso cria sobras de pele que se apresentam como um verdadeiro avental, dificultando a higiene e o vestuário. Isso sem falar nos transtornos psicológicos e sociais que estão correlacionados. "O cintamento muscular devolve o tônus e a prensa abdominal, que são tão importantes em diversas situações. A ressecção cutânea devolve também a forma externa ao novo corpo que esta recobre", ressalta.

Tire mais dúvidas sobre o procedimento da abdominoplastia e saiba qual é o tempo médio de recuperação na entrevista completa com o médico.

Publicidade