Índice deste artigo:

adoçantes dietéticosO que são adoçantes dietéticos?

Os adoçantes dietéticos são formulações preparadas a partir de edulcorantes, compostos químicos naturais (frutose, sorbitol, monitol e esteovídeo) ou artificiais / sintéticos (aspartame, ciclamato, sacarina, acessulfame-k sucralose), que promovem a percepção do gosto doce, reproduzindo o efeito do açúcar no paladar e, em geral, de uma forma muito mais intensa que o açúcar de mesa (sacarose).

 

Por que são utilizados?

Inicialmente, os adoçantes foram criados para uso de diabéticos, auxiliando no controle do nível de açúcar no sangue, sendo uma opção mais saudável para o indivíduo diabético do que o açúcar, dentro, é claro, das dosagens permitidas.

Entretanto, por também promoverem o gosto doce e serem menos calóricos, a indústria de alimentos começou a utilizá-los e vinculá-los a alimentos que “não provocam cáries dentais” e, principalmente, “não engordam”. Assim, seu consumo tanto para adoçar bebidas quanto em preparações alimentícias não parou de crescer.

Suas particularidades começam na classificação em dois grupos principais: calóricos e não calóricos. As substâncias calóricas são mais utilizadas para diluir ou dar textura ao adoçante ou ao alimento dietético do que propriamente adoçar o produto.

Publicidade