Índice deste artigo:

guia completo da boa alimentaçãoEducação alimentar e reeducação alimentar significam a mesma coisa?

“Educação alimentar” é uma frase que utilizamos quando queremos promover o aprendizado sobre como devemos nos alimentar bem, para nos mantermos saudáveis ou mesmo nos recuperarmos de alguma doença, e que não havia sido ensinado anteriormente; no caso da expressão “reeducação alimentar”, entende-se que a pessoa já havia sido “ensinada” anteriormente, no entanto, sem êxito. É importante frisar que: para ambas a proposta seria de promover mudanças na alimentação, para melhor, reforçando conceitos sobre alimentação saudável que poderiam ter sido ensinados anteriormente de forma adequada ou não, promovendo, assim, melhorias nos hábitos alimentares para ganhos em sua saúde.

 

Como uma pessoa que não segue um cardápio alimentar saudável pode começar a se alimentar bem?

O primeiro passo é observar:

  • O que eu como?
  • Quantas vezes ao dia eu estou comendo?
  • Estou comendo muito ou pouco?
  • Bebo água durante o dia (2 a 3 litros)?
  • Minha alimentação é variada, contendo: frutas, legumes, verduras, uma carne, um carboidrato como arroz ou massa e um grão como feijão?

 

Dependendo da sua resposta, você precisa escolher um ponto para iniciar a “mudança para melhor”. Pode iniciar pelo que considerar mais crítico. Por exemplo: “não como frutas, então a partir de hoje vou inserir uma fruta (que gosto) na hora do lanche da tarde”. Defina um tempo (ex.: 30 dias) para avaliar se essa mudança já faz parte do seu dia a dia, então escolha outro ponto para melhorar, como beber água... e assim por diante.

 

A meta geral a ser alcançada é:


alimentacaobalanceada1

Consumir 5 a 6 refeições por dia contendo pelo menos:

  • 1 vegetal (frutas, legumes e verduras);
  • 1 carboidrato (cereal: arroz, pães, massas; raízes e tubérculos: mandioca, inhame, batata);
  • 1 proteína (animal: leite e derivados, ovos, carnes; grãos: feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico e soja).

Publicidade