Índice deste artigo:

comida-fim-deano

As festas de fim de ano marcam um período conhecido pela fartura na mesa, seja na ceia de Natal ou do ano-novo. No entanto, tais datas comemorativas, que servem como celebração para a família, podem se tornar um problema, especialmente para aqueles que não conseguem manter o controle na alimentação.

É importante, no entanto, compreender que, de modo geral, todos comem mais nesta época em função de muitos eventos e da abundância de comida à mesa - muitas vezes realmente exagerada. Contudo, os excessos nem sempre caracterizam um exagero real - muitas vezes é uma questão social: disponibilidade e facilitação.

Ainda, os exageros normalmente não caracterizam uma compulsão alimentar, termo muitas vezes usado de maneira inadequada, especialmente para se falar da ingestão de doces.

A preocupação exagerada com as festas de fim de ano, seu potencial conteúdo calórico e o medo de ganhar peso podem na verdade levar à maior descontrole na hora de comer. A ansiedade atrapalha as sensações internas de fome, apetite e saciedade; pode-se entrar num mecanismo "tudo ou nada" - e como é impossível ficar no nada, porque comeu um dos doces da mesa, acaba-se decidindo que tudo está perdido e come-se mais ainda.

Não há uma definição de diferentes tipos de compulsão por comida, mas sim o conceito de compulsão alimentar. A American Psychiatric Association define em seu manual DSM51 recentemente publicado, no contexto do diagnóstico de Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica, compulsão como:

a) Ingestão, em um período limitado de tempo (por exemplo, dentro de um período de 2 horas), de uma quantidade de alimentos definitivamente maior do que a maioria das pessoas consumiria durante um período similar e sob circunstâncias similares;

b) Um sentimento de falta de controle sobre o comportamento alimentar durante o episódio (por exemplo, um sentimento de incapacidade de parar de comer ou de controlar o que ou quanto está comendo).

"Há uma questão de quantidade, velocidade e sensação de perda de controle na definição de compulsão. Não existem classificações científicas sobre diferentes compulsões por alimentos. A questão é que se encontra com muita frequência compulsão por doces, massas, pães, biscoitos – alimentos ricos em açúcar e gordura, e fáceis de comer, por já estarem prontos e não necessitarem de cozimento/preparo", explica a nutricionista Marle Alvarenga.

Saiba mais sobre como identificar a compulsão alimentar e tire suas dúvidas sobre o que pode ser feito para tratar o problema adequadamente.

Publicidade