Índice deste artigo:

vinagre-salada

O vinagre é um ingrediente bastante comum na cozinha brasileira e utilizado frequentemente para temperar as saladas. Porém, nos protestos que ocorreram em todo o Brasil no mês de junho, ele passou a ser conhecido nacionalmente por outra utilidade: proteção contra o gás lacrimogêneo da polícia, naquela que ficou conhecida como a "Revolta do Vinagre".

"O vinagre, constituído basicamente de água e ácido acético, é um produto obtido pela fermentação do álcool etílico. Segundo a legislação brasileira, para ser vendido como vinagre ou produto de fermentação acética, o material deve apresentar no mínimo 4% de ácido acético e pode ter a adição de outros compostos, como mel, suco de frutas ou condimentos", afirma a nutricionista Janusa Vasconcélos.

Apesar de haver dois estudos que referem uma ação do ácido acético na redução da gordura em animais, é muito recente afirmar que o mesmo ocorre em seres humanos. Até então, o que se sabe é que o vinagre melhora a palatabilidade dos alimentos ao se reduzir ou retirar o sal e outros temperos ricos em sódio.

"Além disso, o vinagre acidifica os alimentos, aumentando o seu tempo de vida útil. Isso acontece porque ele não permite o crescimento de bactérias não resistentes a baixo pH, inclusive bactérias causadoras de doenças, como ocorre no sunomono ou nos vinagretes", completa Janusa.

Publicidade